A 4ª Campanha de Doação de Medula Óssea, uma parceria entre o grupo de voluntários Medula Óssea Jundiaí e o Hemocentro da Unicamp, acontece no dia 29 de setembro, em Jundiaí. Ela será realizada na Escola Estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, das 9 às 13 horas, período em que serão realizados cadastros dos doadores e a coleta de uma amostra de sangue.
Para se cadastrar, é preciso ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e comparecer ao local da campanha alimentado, munido de RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde (CNS). No dia do cadastro, será coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será submetida a um teste de laboratório para identificação das características do doador.
O resultado do exame e os dados pessoais serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Caso haja compatibilidade entre os dados genéticos de doadores e pacientes, o doador será convocado para fazer novos exames. Uma vez confirmada a compatibilidade e o estado de saúde do doador, ele será convidado a fazer a doação.
O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. Entre pessoas, da família, segundo o Redome, as chances de encontrar um doador compatível é de 25%. Já as chances de compatibilidade entre pessoas sem laço de parentesco são de 1 em cada 100 mil pessoas.
 
Serviço
4ª Campanha de Doação de Medula Óssea
Dia 29/09/2018, das 9 às 13 horas
E.E. Bispo dom Gabriel Paulino Bueno Couto (antigo Instituto)
Rua do Retiro, 680 – acesso pelo portal lateral, na rua Culto à Ciência
Informações sobre a campanha no Facebook: www.facebook.com/medula.ossea.37