spot_img

Da pobreza ao doutorado na USP: Régis é homenageado em Cajamar

Régis teve uma infância pobre no nordeste, mas com seu esforço e determinação, conseguiu sua formação e doutorado na USP e a Universidade de Lisboa, tornando-se PhD em Didática da Matemática.

O ex-Secretário de Educação de Cajamar. Dr. Régis Luíz Lima de Souza foi homenageado nesta quarta-feira (26), com a Moção de Aplausos nº 14/2024.

Filhos de pais nordestinos e analfabetos, Régis teve sua história contada, desde os tempos em que estudou em escola pública até o momento em que se formou em doutorado pela USP e Universidade de Lisboa.

SUA HISTÓRIA NOS ESTUDOS

Sem condições de pagar uma faculdade, Régis passava horas estudando no Instituto de Matemática e Estatística da USP. Formado em Matemática, foi premiado como melhor aluno do curso, o que lhe abriu portas para o Mestrado na mesma instituição e para a direção do Centro de Formação de Professores em Barueri.

Concluiu seu doutorado em parceria entre a USP e a Universidade de Lisboa, tornando-se PhD em Didática da Matemática. Retornando ao Brasil, continuou como professor e assumiu a Secretaria Municipal de Educação em Barueri e, posteriormente, em Paulínia-SP.

Em 2019, foi indicado pelo professor Fernando Flório para ser Secretário de Educação de Cajamar, convite que aceitou com entusiasmo. Durante seu mandato, implementou diversas melhorias educacionais com o apoio do prefeito Danilo Joan e do legislativo local.

Em 2022, foi condecorado com a Medalha “Mérito dos Pacificadores” pela ONU, em reconhecimento por seus significativos trabalhos na área educacional. Régis é Mestre e Doutor em Educação pela USP e PhD pela Universidade de Lisboa. Recentemente, desligou-se do cargo de Secretário de Educação para ser um dos coordenadores do atual grupo político.

Régis enfatiza que a educação transformou sua vida e acredita no seu poder de mudar a realidade de muitos alunos do ensino público, dedicando-se a oferecer novas oportunidades para a comunidade estudantil.

O Desligamento da Prefeitura

Régis foi desligado do cargo de Secretário para ser um dos coordenadores da campanha a convite do prefeito. Ele também é um dos cotados para ser indicado por Danilo Joan, para Prefeito da cidade.

Texto contribuído por: Ricardo Pazin