Dezenas de macacos e saguis (primatas menores), estão invadindo a área urbana de Cajamar, por conta das queimadas que vem atingido as matas na região. Os animais buscam água e alimentos.
Somente nesta sexta-feira (13), vários relatos de aparições destes animais, foram enviados ao Destaque Regional. Todos no Distrito de Jordanésia, região próxima da Serra do Japi.
A mesma região vem sofrendo com queimadas constantes, que, além de prejudicar a flora e a fauna, também afetam a saúde da população, com “chuva de fuligem” e péssima qualidade do ar.
No intuito de ajudar, as pessoas que veem os animais, estão dando água e alimentos a eles. Essa atitude os mantém cada vez mais próximos da área urbana, uma vez que, nas matas, praticamente não há mais alimentos e água.
Chuva à vista!
A previsão é que a chuva retorne para a região a partir do domingo. Apesar disso, essa chuva, em pouco tempo, não conseguirá recuperar as matas e arvores frutíferas, que foram atingidas pelo fogo. Por isso, novas aparições destes e outros animais, podem ser registradas na região.