spot_img

Obras de tratamento em Perus, diminuirá esgoto no Rio Juqueri

A Sabesp dá continuidade às ações de ampliação do atendimento no distrito de Perus, na zona norte de São Paulo, com as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Perus, que vai tratar os efluentes gerados na região, trazendo benefício e qualidade de vida para a população local e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

A ETE Perus está na sub-bacia do rio Juqueri-Cantareira, um dos principais afluentes da margem direita do rio Tietê. Integra a bacia do Alto Tietê e está localizada a aproximadamente 20 km de distância do centro da capital.

Já com a licença de instalação da Cetesb, as obras estão programadas para começar em julho, com início de operação prevista para o segundo semestre de 2025. A unidade terá capacidade para tratar 715 litros por segundo, contribuindo com as condições de saneamento do local, em especial com a redução de poluentes dos rios Juqueri, e, posteriormente, ao Rio Tietê.

Os trabalhos visam a ampliação do índice de coleta e tratamento de esgotos na região da bacia do Rio Juqueri, atendendo uma população estimada de 337 mil pessoas.