spot_img

Programa Escola Sarada beneficia cerca de 2 mil alunos da rede de ensino

spot_img

Title image box

Add an Introductory Description to make your audience curious by simply setting an Excerpt on this section

Com o atendimento dos alunos da E.E. Elcio Cotrim, em Jordanésia, no último dia 22, o Programa Escola Sarada encerrou a primeira fase. A ação atingiu cerca de 2 mil alunos da rede de ensino estadual.

Em cada uma das sete unidades visitadas pelas equipes da Diretoria de Saúde foram disponibilizados exames médicos e odontológicos, acuidade visual, verificações de peso, altura e pressão arterial, aplicação de vacinas, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), planejamento familiar, gravidez na adolescência, zoonoses, entre outros assuntos.

Houve também a participação do Setor de Nutrição, alunos de enfermagem do Nupras, Polícia Militar, Bombeiros Voluntários e Diretoria de Cultura. Psicólogas e fonoaudiólogas desenvolveram atividades com os professores com dicas de cuidados com a voz e técnicas de relaxamento.

Para o médico Walter Salgado, coordenador do PSF (Saúde da Família), o Escola Sarada foi um sucesso. “Desenvolvemos uma ação ampla, que só precisou dos nossos esforços, do trabalho e colaboração das equipes e também do apoio da Delegacia de Ensino”, afirmou.

Segundo ele, os problemas detectados foram encaminhados especialistas, como cardiologista e oftalmologista, ou para tratamento na UBS. “Estamos fechando os dados, para uma conclusão geral sobre as condições de saúde dos adolescentes”, revelou.

“É um programa bacana, pois muitos não têm condições de ir ao dentista ou ao médico. Eu passei em todas as salas e gostei”, afirmou a estudante Talita da Silva Souza.

Implantado pela prefeitura, o Programa Saúde do Escolar desenvolvido nas escolas municipais de educação infantil e fundamental (1ª a 4ª série), a partir de junho deste ano foi ampliado também para a rede estadual, com o apoio da Delegacia de Ensino de Caieiras. Os estudantes cajamarenses contam assistência nas especialidades de otorrinolaringologia, oftalmologia, odontologia, fonoaudiologia e psicologia. A programação, elogiada pelos professores e diretores de escolas, tem servido de modelo para outros municípios.

Compartilhe

Outras notícias

Ambev abre vagas para Conferente de Armazém em Barueri e região

A Ambev está com vagas abertas para Conferente de Armazém, para quem mora em...

Santana de Parnaíba realiza jogo para ajudar Rio Gande do Sul

A prefeitura de Santana de Parnaíba, realizou na última sexta-feira (17), no estádio municipal...