spot_img

Projeto Elo Verde é oficialmente inaugurado em Cajamar

Na última sexta-feira (17), ocorreu o lançamento oficial do Elo Verde, na EMEB Demétrio Rodrigues Pontes. Um projeto realizado através da parceria entre a Prefeitura de Cajamar e a Natura, com o objetivo de impulsionar a coleta seletiva no município.

O primeiro ponto de coleta do projeto foi inaugurado na EMEB Demétrio, no Ponunduva. Em junho, durante a Semana do Meio Ambiente, está prevista a inauguração de mais cinco pontos em outras unidades do Colégio do Futuro. A Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, será responsável por implementar pontos de coleta e troca em todo o município, com foco especial nas escolas municipais. A ideia é que as crianças recebam educação ambiental e conscientização, além de levar o conceito de reciclagem e coleta seletiva para suas famílias.

O sistema de coleta e troca será simples e eficaz. Os munícipes deverão separar os resíduos recicláveis em suas casas, lembrando que eles devem estar limpos para serem aceitos. Ao entregar o material, a pessoa receberá uma carteirinha e “Moedas Elo Verde” para preencher, de acordo com a quantidade de produtos entregues. Conforme forem acumulando essas moedas, será necessário dirigir-se a um ponto de troca para trocá-las por produtos da Natura ou da Avon.

O projeto Elo Verde prevê que, dependendo do tipo e da quantidade de resíduo entregue, os moradores poderão escolher produtos da Natura ou da Avon de maior ou menor valor. Todos os resíduos coletados nos pontos de coleta e troca serão destinados à Cooperativa Coopermundi Cajamar, selecionada pela Natura como parte do Termo de Cooperação.

Essa cooperativa terá a responsabilidade de pesar e separar os resíduos de acordo com as diretrizes do projeto, fornecendo indicadores atualizados sobre o volume de resíduos coletados no município. Com base nesses dados, a Natura comprará os materiais recicláveis, estimulando indiretamente a reciclagem e promovendo um ciclo sustentável.