spot_img

“Torre Inca de Cajamar” vira atração turística entre os ciclistas

Em uma área remota nos limites do município de Cajamar, em meio à mata da Cia Melhoramentos, localizada entre os municípios de Cajamar e Caieiras, existe uma obra antiga que vem chamando a atenção de desbravadores e ciclistas.

Apelidada de “Torre Inca de Cajamar”, a região é repleta de antigos fornos de cal esquecidos pelo tempo. Um destes antigos fornos, está em bom estado de conservação, se parecendo muito com as antigas torres Incas da época dos Maias.

São construções antigas datadas entre os anos de 1877 e 1889. Muitas destas construções estão próximos dos antigos trilhos da extinta ferrovia Perus – Pirapora. Vestígios de um tempo quando a produção de cal trouxe desenvolvimento à região.

Atenção

Melhoramentos esclarece que os antigos fornos de cal estão localizados em área particular da empresa, portanto com restrição de acesso a visitantes ou pessoas não autorizadas.

Isso ocorre para o cumprimento das leis e exigências ambientais vigentes e tem como objetivo a preservação do meio ambiente e a segurança das pessoas, uma vez que o local não possui infraestrutura adequada para a realização de atividades turísticas e atualmente passa por uma avaliação de segurança estrutural.

Meios de acesso

O primeiro meio de acesso é pela Rua Bocaina no bairro do Gato Preto (após a biquinha). Depois só encarar a trilha mata a dentro.

O segundo meio de acesso é no km 34 da Via Anhanguera no sentido interior.

Em ambos os casos o acesso só é possível por bicicleta, moto de trilha ou a pé.

Mapa de acesso pelo km 34 da Via Anhanguera.