spot_img
spot_img

Cajamar participa de projeto nacional de Grafites, diversidade e inclusão

A primeira fase do projeto Comunidades Criativas chegou nesta terça-feira, 04 de abril, em Cajamar (SP) com a oficina de capacitação para 19 crianças e jovens da Associação Sítio Agar, no bairro de Polvilho e que terá, ao fim do projeto, o muro de sua unidade grafitado com uma arte exclusiva pelos próprios alunos, sob a monitoria do artista visual Eric Reis Alves (@ericreisalves).

O Comunidades Criativas é uma iniciativa cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão sobre a Diversidade e a Inclusão e conta com o apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR AutoBAn.

A partir de agora, todos os envolvidos estão na fase de produção criativa do projeto com a elaboração de desenhos individuais sobre diversidade e inclusão. Em breve, a fase de votação popular pela internet será aberta à toda comunidade e define a ilustração vencedora que servirá de inspiração para a etapa mais aguardada, o Dia do Grafite, que ocorre logo em seguida.

Para o responsável pela produção do Comunidades Criativas, Allan de Amorim, abordar os temas diversidade e inclusão pelas comunidades envolvidas é dar voz e marcar presença trazendo um tema atual através de uma expressão artística que reflete também a estética local.

O projeto Comunidade Criativas nos ajuda olhar para o que é nosso, discutir e expressar esse nosso através da arte. E isso é muito bom porque nos vemos nessa arte e nos fortalecemos juntos! Como diz o nome do projeto, Comunidades Criativas, ao terminar o trabalho estamos mais soltos, mais leves, entendendo que é possível expressar as cores internas que trazemos de nossas histórias e misturá-las a tantas outras criando possibilidades. A proposta une adolescentes, idosos e adultos deficientes numa única arte, a arte da inclusão simples, do olhar, do toque, das cores, do ousar para além das limitações impostas.”, comenta Elisângela Pereira, coordenadora da Associação Sítio Agar.