spot_img
spot_img

Chuva interrompe “de novo” abastecimento de água em Jordanésia

O problema de interrupções no abastecimento de água no bairro de Jordanésia, em Cajamar, vem se tornando cada vez mais frequente. Isso porque boa parte da água que abastece a região vem da ETA (Estação de Tratamento de Água) dos Cristais, que trata a água do rio Ribeirão dos Cristais e distribui para a região.

Quando ocorre chuva forte, comum, que acontece quase que diariamente nesta época do ano, a estação tem que ser desligada, por conta da água barrenta do rio.

Situação piorou

Com o transbordamento do Rio na última chuva, a água invadiu a estação de tratamento que ficou repleta de lama. O Destaque Regional fez uma foto do local com o drone (foto capa).

A Sabesp, por sua vez, diz que realiza uma manobra, destinando a água da região do Polvilho, que vem do Sistema Cantareira, para Jordanésia.

COMUNICADO DA SABESP

Nesta quinta-feira (5), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, mais uma vez, emitiu um comunicado falando sobre a falta da água e pedindo para a população economizar.

No comunicado, a Sabesp diz que por conta da alta “turbidez da água bruta”, causada pela chuva no manancial, prejudicou a captação da água.

Ainda segundo a nota, a normalização do serviço deve ocorrer durante o dia. (E se chover forte novamente?)

RECLAMAÇÕES CONSTANTES DA POPULAÇÃO

Os moradores da região reclamam da situação e dizem que muitas vezes a água chega na madrugada e rapidamente acaba no início da manhã. Também há relatos de água barrenta vinda da rede, muito provavelmente pelas condições do rio.

No inverno falta água porque o rio seca e no verão falta água porque a água do rio é barrenta. Isso é inaceitável” – desabafa a moradora Fátima dos Santos, que mora na região.